25/07/2024 10h46 - Atualizado em 25/07/2024 11h15

Secont discute papel do controle interno na gestão municipal no 29° Fesmad

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) destacou a importância do controle interno na gestão municipal durante a 29ª edição do Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad). O evento aconteceu nesta quarta-feira (24), no Century Plaza Hotel, na Praia de Camburi, em Vitória, reunindo gestores públicos de todo o Estado.

Na abertura do evento, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, enfatizou a relevância de um controle interno eficiente para a administração pública. Segundo o secretário, um bom controle interno pode garantir a transparência, a eficiência e a integridade das ações governamentais. "O controle interno é uma ferramenta essencial para a boa governança. Ele não só previne irregularidades, mas também promove a melhoria contínua dos processos administrativos", afirmou.

O fórum abordou temas como a implementação de sistemas de controle interno, a importância da auditoria nos processos administrativos, e da transparência na gestão pública. Representantes da área compartilharam suas experiências e apresentaram estudos de caso sobre como o controle interno pode ser aplicado de forma eficaz para otimizar a gestão municipal.

Gestores municipais tiveram a oportunidade de compartilhar seus desafios e soluções, criando um ambiente de aprendizado colaborativo. A troca de experiências permitiu que os participantes levassem novas ideias e práticas para seus respectivos municípios, contribuindo para o aprimoramento contínuo da administração pública.

SOBRE O FESMAD-ES

O Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (FESMAD-ES), iniciado em 2009 e institucionalizado em 2010, consolidou-se como um espaço crucial para gestores discutirem questões relacionadas à administração pública. Seu foco permanente é promover iniciativas que aprimorem a gestão dos municípios, buscando soluções práticas e eficazes.

Mayara Mello / 27 3636-5354 / 27 99829-0370

mayara.mello@secont.es.gov.br