05/11/2025 12h02

Secont compartilha experiência capixaba sobre transparência e canais de denúncia em evento do Pacto Global

O Espírito Santo foi destaque em mais um importante espaço de debate sobre integridade e governança pública. O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, representou, nessa terça-feira (04), o Governo do Estado no evento promovido pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentando a temática ‘100% de Transparência sobre os Canais de Denúncia’.

Durante a sua apresentação, o secretário ressaltou que ouvir o cidadão é um dos pilares da integridade pública e que os canais de denúncia são fundamentais para fortalecer a confiança entre a sociedade capixaba e o Estado. “A transparência não se resume à divulgação de dados. Ela se concretiza quando o cidadão tem voz, é respeitado e vê resultado nas suas manifestações”, destacou.

O painel abordou o modelo de funcionamento dos canais de denúncia do Governo do Espírito Santo, que garantem sigilo, segurança e proteção ao denunciante, conforme prevê o Decreto Estadual nº 5.026/2021. O decreto estabelece medidas de preservação da identidade de quem comunica irregularidades e reforça o compromisso do Estado com um ambiente público íntegro e livre de retaliações.

Camata também apresentou os avanços do Estado em transparência e integridade, que têm projetado o Estado como referência nacional. Entre os destaques estão o 1º lugar no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da Transparência Internacional (2025); o Selo Diamante em Transparência Pública no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP); o 1º lugar na aplicação da Lei Anticorrupção, segundo o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); além do fato de o Espírito Santo ser o primeiro estado do País a ter 100% dos órgãos públicos com planos de integridade publicados.

“É por meio da escuta que a transparência se torna efetiva e o controle social se fortalece. Quando aprimoramos os canais de denúncia e garantimos proteção ao denunciante, estamos promovendo um ambiente mais justo e transparente, que reflete diretamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no compromisso do Espírito Santo com uma governança pública ética e responsável”, pontuou Edmar Camata.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard