Secont avança em novo projeto de modernização da Auditoria
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) avança na execução dos projetos prioritários previstos no Planejamento Estratégico do Governo. Um deles é a Auditoria 4.0, que trata da implementação da Auditoria Contínua e da modernização do Controle Interno do Executivo Estadual.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (06), na sede da Secretaria, em Vitória, a equipe da Coordenação de Informações Estratégicas e Análise de Dados (CIED) fez uma apresentação inicial do escopo e cronograma do projeto para a empresa que foi contratada no âmbito do Profisco II.
O projeto prevê a implantação de uma solução integrada de inteligência e processamento analítico. Além disso, as ações de controle vão passar a contar com suporte mais robusto da área de tecnologia da informação, por meio da atuação entre a Subsecretaria de Controle (Subcont) e a Coordenação de Informações Estratégicas e Análise de Dados da Secont.
O projeto contempla a implementação da Auditoria Contínua, que permitirá aos auditores do Estado analisar 100% dos processos digitais de compras e contratações públicas, por meio de trilhas desenvolvidas com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.
Com a Auditoria Contínua, as ações de controle ganham agilidade e se tornam mais assertivas, ajudando o gestor na tomada de decisões, otimizando recursos e aumentando a qualidade e a cobertura na realização de auditorias. A gestão do projeto está com a Coordenação de Informações Estratégicas e Análise de Dados, vinculada à Subsecretaria de Transparência (Subtran).
“Foi uma reunião inicial para o alinhamento de expectativas, em que foram apresentados à contratada as principais atividades e os prazos de execução de cada etapa que a Secont espera que sejam cumpridos”, destacou o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada.
Sobre o Profisco II
O Profisco II ES é o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Espírito Santo, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade fiscal do Estado, por meio dos itens: (i) modernização da gestão fazendária; (ii) melhoria da administração tributária; e (iii) melhoria da gestão financeira e do gasto público.
Para isso, o programa está estruturado em três componentes (Gestão Fazendária e Transparência Fiscal; Administração Tributária e Contencioso Fiscal; Administração Financeira e Gasto Público) e inicialmente vai contemplar, além da Secretaria da Fazenda (Sefaz), mais três secretarias: Secont, Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello / Ana Clara Mardegan
27 3636-5354 / 27 98895-1695
mayara.mello@secont.es.gov.br