11/12/2025 15h09

Portal da Transparência do Estado tem mais de 28,5 milhões de acessos em 2025

O Portal da Transparência do Espírito Santo, vinculado à Secretaria de Controle e Transparência (Secont), registrou mais de 28,5 milhões de visualizações em 2025, consolidando-se como uma das principais ferramentas de controle social e acesso à informação do Estado. O número expressivo de acessos reforça a importância dos investimentos em transparência e o interesse da população capixaba em acompanhar de perto a gestão pública.

Entre as páginas mais consultadas pelos capixabas, os destaques ficaram para os temas relacionados a Servidores Públicos (14,2 milhões); Compras Governamentais (1,9 milhão); Despesas (578.259); Detalhes da Área de Atuação do Governo (382.943); e Contratos (155.997). 

Como reflexo desses números, o comprometimento do Espírito Santo com a transparência pública foi reconhecido nacionalmente. Em setembro deste ano, o Estado conquistou, com 95 pontos, em uma escala de 0 a 100, o 1º lugar em transparência do País no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da ONG Transparência Internacional.

Além disso, ainda neste ano, a Secretaria também promoveu o lançamento da plataforma 'Conselho de Usuários ES', que permite aos cidadãos avaliar, opinar e participar ativamente na melhoria dos serviços públicos, a qualquer momento e de forma on-line. Com um layout intuitivo e acessível, a ferramenta oferece funcionalidades como enquetes, rankings de engajamento, propostas de melhorias, comentários, debates e notificações.

De acordo com o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, os números reforçam a relevância da plataforma como instrumento de fiscalização, prestação de contas e participação cidadã. “A ampliação constante das informações disponíveis, aliada à modernização dos sistemas de consulta, tem contribuído para tornar o portal cada vez mais acessível, intuitivo e completo. Esse resultado é fruto do trabalho árduo dos nossos servidores da Secont, especialmente da Subsecretaria de Transparência (Subtran), destacou.

Sobre o Portal da Transparência 

Criado em 2009, o portal tem sido uma ferramenta vital para promover a cidadania ativa e o controle social, permitindo à sociedade fiscalizar os gastos públicos e ações do governo de forma simples e acessível. A iniciativa foi responsável por facilitar a identificação de irregularidades, com dados organizados que garantem o acesso da população às informações essenciais sobre a administração pública.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard