09/05/2025 14h47 - Atualizado em 09/05/2025 15h47

Mais de 92% dos órgãos públicos estaduais já publicaram planos de integridade

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont), por meio da Subsecretaria de Integridade (Subint), tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura da integridade na administração pública do Espírito Santo. Ao todo, já foram publicados 46 planos de integridade no Estado, número que representa mais de 92% das instituições públicas estaduais aptas a realizar a publicação.

A quantidade de planos publicados também impacta diretamente 98% dos servidores públicos ativos, fator que traz uma série de benefícios, como aumento da transparência, reconhecimento e valorização, redução de riscos e conflitos, e ambientes de trabalho mais saudáveis e íntegros. 

Instituído pela Lei nº 10.993/2019, o Programa de Integridade Estadual faz parte dos projetos prioritários do Planejamento Estratégico 2023-2026 do Governo do Espírito Santo. O objetivo é reduzir os riscos de corrupção, proporcionar maior eficiência nos processos administrativos e uma resposta mais ágil às demandas da sociedade, transformando a cultura organizacional estadual, envolvendo todos os níveis hierárquicos.

Para fomentar ainda mais a integridade pública em âmbito estadual, a Secont tem investido em capacitações voltadas à qualificação de servidores municipais com foco na integridade pública e na prevenção e repressão à corrupção. 

Ao longo das aulas, são abordados os fundamentos teóricos e práticos da integridade no setor público, com ênfase na aplicação da Lei Anticorrupção, na estruturação de programas de integridade em âmbito municipal e na importância da cultura de controle e ética nas organizações públicas.

Para o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, os resultados alcançados refletem o comprometimento dos órgãos e entidades estaduais com a construção de uma gestão mais ética e transparente. “A publicação dos planos de integridade demonstra a maturidade crescente das instituições públicas capixabas e o engajamento dos servidores públicos na promoção de ambientes de trabalho mais íntegros”, destacou.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, reforça que o avanço do Programa de Integridade Estadual é um marco importante na consolidação de uma cultura preventiva na administração pública. “A integridade é um dos pilares para garantir um serviço público mais eficiente e confiável. Estamos construindo uma política de Estado, que visa fortalecer cada vez mais a confiança da sociedade no poder público”, afirmou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard