Controle Interno alinha projetos prioritários para 2023
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27), gestores da área de controle interno da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) alinharam os projetos prioritários que serão desenvolvidos em 2023. A ênfase é o uso da tecnologia da informação, com ferramentas capazes e gerar maior assertividade nas ações de controle.
O subsecretário de Estado de Controle, Artur Antonio Moraes Marques, apresentou as ações prioritárias para o ano de 2023 e ressaltou a importância do fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder executivo, enfatizando a importância da estruturação das Unidades Executoras de Controle Interno (UECIs) , assim como a criação do eixo de capacitação em controle interno e a construção de normativo para dispor sobre controles internos, gestão de riscos e governança no Poder Executivo Estadual.
Entre as ações prioritárias para 2023 estão o avanço na implementação do Sistema Integrado de Auditoria e Controle do Estado (SIAC), ferramenta que permitirá a informatização do gerenciamento e execução das ações de controle; e a execução do plano de ação para atingir o Nível II em auditoria no IA-CM, modelo desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial e reconhecido internacionalmente por identificar os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva.
Modernização e avanços
A modernização de processos está prevista no projeto Auditoria 4.0, uma das ações incluídas no Planejamento Estratégico Estadual, com a criação de um ambiente de Data Analytics para a mineração de dados e implementação de trilhas de auditoria para o monitoramento contínuo das despesas e receitas públicas.
O projeto prevê que as ações de controle passem a contar com suporte mais robusto da área de tecnologia da informação, por meio da atuação conjunta entre a Subsecretaria de Estado de Controle (Subcont) e a Coordenação de Informações Estratégicas e Análise de Dados da Secont.
O auditor do Estado Fabricio Massariol, responsável pela Coordenação, e o coordenador de Tecnologia da Informação da Secont, Emerson Couto Moura, explicam que o setor trabalhará de forma integrada com a auditoria, realizando o tratamento de dados. Os auditores acompanharão e participarão de todo o processo.
Com a integração, ao identificar a necessidade do uso de uma base de dados em uma ação de controle, os auditores acionarão a Coordenação, e ambos os setores passarão a trabalhar juntos. O tratamento de dados passará por várias etapas, como o mapeamento, a validação das informações coletadas, a eliminação de dados inválidos e o cruzamento de dados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br