Consulta Pública sobre Portal da Transparência será nesta quinta (26)
O Governo do Espírito Santo tem uma das melhores ferramentas de Transparência do país, o Portal da Transparência ES. E a meta é manter o nível, por meio de constante modernização e aperfeiçoamento. Para isso, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) tem promovido uma busca incessante para ouvir a população. É ela quem deve ditar os seus anseios, suas necessidades e suas dificuldades na hora de obter informações públicas disponibilizadas no portal.
Em janeiro, lançou uma pesquisa de opinião online, que ainda está no ar no site www.secont.es.gov.br, para avaliar quais assuntos os usuários gostariam que fossem enfatizados e melhor trabalhados dentro do Portal. Também foi aberta uma consulta pública (que terminou na última sexta-feira, dia 20) com objetivo semelhante e complementar.
E nesta quinta-feira (26) irá realizar uma audiência pública a fim de coletar sugestões que irão subsidiar a tomada de decisão dos gestores do portal no processo de desenvolvimento de suas novas funcionalidades e disponibilização de novos conteúdos. O evento será realizado às 16 horas, no auditório do Palácio Fonte Grande, Rua Sete de Setembro, Centro, Vitória.
Para o secretário da Secont, Marcelo Zenkner, “é urgente a necessidade de fomentar no meio social a cultura da fiscalização do dinheiro público para que possamos alcançar o pleno exercício da cidadania. A dilapidação do erário e o desvio de verbas públicas somente serão debelados pela transparência das contas públicas e pelo controle social. É isso que estamos buscando exaustivamente. Por isso, conclamamos a população a participar da audiência pública. Só poderemos oferecer um portal completo e de fácil acesso se a população nos guiar em direção aos seus interesses”.
Portal da Transparência
O Portal da Transparência é o instrumento oficial do Poder Executivo Estadual destinado à divulgação de informações relacionadas à gestão governamental. Sua finalidade, dentre outras, é permitir o exercício do controle social, contribuir com o controle externo da administração, servir como instrumento de prevenção e de combate à corrupção e cumprir as disposições legais da Lei Complementar nº 131. Além disso, o Portal compõe uma rica fonte de dados para diversos grupos de usuários, com informações sobre despesas, receitas ou repasses.