29/01/2025 15h53 - Atualizado em 29/01/2025 15h54

Avanços na transparência, integridade e controle interno: Secont discute ações estratégicas para 2025

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) iniciou 2025 com o compromisso de fortalecer ainda mais a governança e aprimorar os mecanismos de controle no setor público. Nessa terça-feira (28), representantes da Corregedoria-Geral do Estado, da Gerência Técnico-Administrativa (GTA) e das Subsecretarias de Estado de Controle, Integridade e Transparência se reuniram para alinhar os projetos estratégicos que vão nortear as ações que serão realizadas ao longo do ano.

Na oportunidade, participaram da reunião de alinhamento o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; o coordenador de Controle Interno, Rafael Oliozi; o auditor do Estado e assessor do Gabinete, Rodolfo Pereira Netto; a gerente Técnico-Administrativa, Patrícia Bravim; o corregedor-geral do Estado, Marcello Paiva; o subsecretário de Estado de Controle em exercício, Eduardo Lehubach; o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão; e o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada. 

Entre as iniciativas previstas para este ano, está a criação da Escola de Controle Interno, pela Subsecretaria de Controle (Subcont), com foco em aprimorar a auditoria e a gestão de riscos no setor público. O projeto visa capacitar servidores para melhorar a fiscalização e a eficiência na gestão pública estadual. Alguns dos outros projetos prioritários incluem o programa de Consultoria em Gestão de Riscos, com o objetivo de assessorar gestores públicos, e a certificação até o nível 3 no Modelo de Capacidade Auditoria Interna (IA-CM).

Na Subsecretaria de Integridade (Subint), o foco está em ações de fomento à prevenção e repressão à corrupção. Uma das grandes novidades será a implantação de um sistema de análise de fraudes e gerenciamento de processos, agilizando a detecção de irregularidades no setor público. 

Já na Subsecretaria de Transparência (Subtran), uma das iniciativas mais aguardadas é o lançamento da plataforma ‘Conselho de Usuários dos Serviços Públicos’, que permitirá que os cidadãos capixabas conduzam pesquisas e compartilhem experiências sobre a qualidade dos serviços públicos prestados a qualquer momento. 

Outro avanço é a adequação da Secretaria à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o projeto ‘Ouvidoria + Inteligente’, que buscará tornar os serviços de ouvidoria mais ágeis, acessíveis e eficientes, por meio de modernizações. Além disso, a Subsecretaria trabalhará arduamente em prol do aumento da transparência no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP)

Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a organização e alinhamento dessas ações refletem o compromisso da Secretaria com a melhoria contínua da administração pública. “Elas estão em sintonia com a nossa principal missão, que é de construir uma gestão mais ética, justa e transparente, garantindo que todos os cidadãos possam acompanhar de perto as ações do Governo do Estado e contribuir ativamente para a melhoria dos serviços prestados à sociedade”, salientou.

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