21/08/2025 11h38

Aula magna sela início da formação pioneira em ESG para o setor público capixaba

O Espírito Santo reforça sua posição de referência na gestão pública com o evento que marcou o início da formação “Extensão em ESG para a Gestão Pública”. Realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nessa quarta-feira (20), a aula magna consolidou a parceria entre a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). 

A cerimônia, que contou com a presença de lideranças do Governo do Estado, destacou o compromisso com a modernização da administração pública, por meio da aplicação dos princípios ambientais, sociais e de governança.

A programação de abertura incluiu um painel de debate sobre “Governança e Estratégia para o Futuro: Construindo o Espírito Santo Sustentável a partir da Gestão Pública”. O painel, mediado pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e pela diretora-geral da Esesp, Laís Garcia, contou com a participação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo e do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.

Em seguida, a especialista Maria Emília Peres ministrou a masterclass “Liderança Estratégica para a Transição Sustentável: ESG como Política Pública e Oportunidade para o Espírito Santo”.

A formação, com carga horária de mais de 100 horas, seguirá até dezembro, oferecendo uma metodologia ativa que combina teoria e prática em nove módulos temáticos. O curso é destinado a gestores e formuladores de políticas em posições estratégicas e visa equipá-los com as ferramentas necessárias para responder aos desafios atuais da administração estadual.

“Esse curso, o primeiro do Estado na área, representa nosso compromisso em construir uma gestão pública cada vez mais ética e transparente. Ao integrar os princípios ESG, estamos capacitando nossas lideranças com as ferramentas necessárias para transformar a forma como o serviço público é entregue à sociedade, garantindo um futuro mais sustentável para o Espírito Santo”, afirmou o secretário Edmar Camata.

De acordo com a diretora-geral da Esesp, Laís Garcia, a formação é um diferencial capixaba que une o rigor técnico à visão de sustentabilidade. "Acreditamos que a qualificação estratégica das lideranças é fundamental para transformar a realidade da sociedade. Com esta formação, estamos dando um passo histórico na construção de políticas públicas mais justas e alinhadas às necessidades do povo capixaba”, destacou.

Próximos passos e oportunidades

O início da formação marca o primeiro de uma série de encontros estratégicos. Para além da capacitação dos gestores inscritos, a jornada de aprendizado do curso de extensão prevê que cada novo módulo seja inaugurado com uma masterclass aberta ao público. 

Essa iniciativa visa ampliar o acesso ao debate sobre a temática ESG, permitindo que a sociedade civil organizada e demais interessados acompanhem o aprofundamento de temas como inclusão social, planejamento estratégico e financiamento sustentável. 

As próximas masterclasses serão divulgadas nos canais de comunicação da Esesp e da Secont.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Esesp

Julio Lopes

comunicacao@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard