05/11/2025 15h39 - Atualizado em 05/11/2025 16h36

Auditores do Estado contribuem para boas práticas de controle em programa de segurança alimentar

Os auditores do Estado da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), Cristina Ghidetti Mozine e Diogo Furtado de Moura, participaram, nessa terça-feira (04), do III Encontro Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), um evento voltado ao fortalecimento da governança intersetorial e participativa nas políticas de segurança alimentar.

O encontro teve início na segunda-feira (03) e reuniu autoridades, gestores públicos e representantes da sociedade civil com o objetivo de consolidar o Sisan como um espaço permanente de articulação, troca de práticas e construção conjunta de soluções para o aprimoramento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Na ocasião, o auditor Diogo Furtado apresentou os resultados da auditoria operacional realizada por ele e pela auditora Cristina Mozine no Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), executado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). A apresentação integrou o Painel de Experiências Exitosas e foi solicitada pela própria Setades, evidenciando o compromisso da pasta com a transparência e a melhoria contínua das suas ações.

"O comprometimento dos auditados durante o processo foi essencial para elevar a qualidade da auditoria, resultando em um plano de ação colaborativo e alinhado às necessidades do programa. Esse plano visa ampliar a atuação do programa CDA em duas frentes fundamentais: no fortalecimento da agricultura familiar capixaba como fornecedora de alimentos e na ampliação da distribuição de alimentos para populações em situação de insegurança alimentar”, destacou Diogo Furtado.

Além da Secont e da Setades, o plano de ação conta com a colaboração da equipe de estudos econômico-fiscais da Receita Estadual, representada pelo auditor fiscal Lucas Torres de Souza, também presente no evento. A participação da Receita reforça o caráter intersetorial da iniciativa, promovendo uma abordagem integrada entre controle, gestão fiscal e políticas sociais.

"Como secretária-executiva da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/ES), é gratificante observar o trabalho conjunto realizado pela Secont, Setades e Sefaz. Essa atuação intersetorial materializa a vocação da CAISAN no Espírito Santo e fortalece tanto o Programa Compra Direta de Alimentos (CDA) quanto o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado", pontuou Cleila Medina de Oliveira.

Sobre o encontro

O III Encontro Regional do Sisan reafirmou o papel estratégico da auditoria governamental como instrumento de transformação e aprimoramento das políticas públicas, especialmente na promoção da segurança alimentar e no fortalecimento da agricultura familiar no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard