14/04/2025 13h01 - Atualizado em 14/04/2025 13h22

Auditores do Estado conquistam certificação internacional em gestão de riscos

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) celebrou, na última sexta-feira (11), uma importante conquista: 21 auditores do Estado foram aprovados no Exame Nacional da ISO 31000, obtendo a certificação internacional C31000 (Certified ISO 31000 Risk Management Professional), concedida pelo G31000 (Global Institute for Risk Management Standards).

A certificação internacional em gestão de riscos foi obtida por meio de um exame on-line com 80 questões de múltipla escolha, que abordou os princípios, a estrutura e os processos do gerenciamento de riscos conforme a norma ISO 31000:2018.

Para alcançar esse resultado, os auditores participaram de uma capacitação intensiva sobre gestão de riscos promovida pela Secont, com foco na realização da prova. O curso, ministrado pelo Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade (QSP), abordou temas como fundamentos essenciais, princípios e diretrizes para a gestão eficaz de riscos organizacionais, proporcionando uma visão integrada e estratégica da temática.

A conquista da certificação profissional é uma atividade fundamental prevista no nível 3 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). Essa ação marcou o início do Programa de Certificação Profissional da Secretaria, estabelecido pela Portaria Nº 002-R/2023, e teve como foco o aprimoramento dos conhecimentos sobre gestão de riscos, um tema de grande relevância para a Administração Pública Estadual.

De acordo com o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a conquista da certificação pelos auditores da Secont representa um avanço significativo na qualificação técnica da equipe e reforça o compromisso do Governo do Estado com a excelência na gestão pública. “Esse resultado demonstra o empenho dos nossos servidores em buscar constantemente o aperfeiçoamento teórico e prático. Agora, os nossos auditores estão ainda mais preparados para contribuir com a melhoria dos processos de controle e gestão de riscos no setor público estadual”, pontuou. 

Para o subsecretário de Estado de Controle e auditor também aprovado na avaliação, Artur Marques, o desempenho obtido pelos profissionais demonstra a maturidade da equipe diante da temática. “Contar com profissionais certificados em um dos principais frameworks internacionais de Gestão de Riscos, a ISO 31000:2018, reforça o compromisso da Secont com a excelência na prestação de serviços aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual”, disse.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard