13/03/2015 16h19 - Atualizado em 17/12/2015 14h42

Auditores do Estado aprendem técnicas de investigação de crimes licitatórios

O policial federal Rafael Pacheco, integrante da missão especial que atuou no Espírito Santo no combate às organizações criminosas (2001-2003), ministrou palestra para os auditores do Estado com o tema: Crimes da Lei de Licitações e Técnicas de Investigação.

O evento foi realizado nesta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos (Seger), no Edifício Fábio Ruschi, em Vitória, a partir das 14 horas. Essa foi a segunda palestra promovida pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) visando não apenas a capacitação e aprimoramento dos servidores, mas também o reforço do controle interno e o combate à corrupção.

“Eu busquei transmitir a esses servidores conhecimentos úteis ao desenvolvimento de suas ações cotidianas. O objetivo é que os auditores possam perceber que há diversas formas de abordagem disponíveis para maximizar os resultados de seus trabalhos”, explicou Pacheco.

“Pacheco é um profissional com muita experiência na investigação de casos altamente complexos, inclusive envolvendo delitos contra a administração pública. É muito importante, desde logo, traçarmos um delineamento entre os crimes previstos na Lei de Licitações e os ilícitos previstos na Lei Anticorrupção Empresarial, pois, muitas vezes, uma única conduta pode trazer implicações nos dois diplomas legais. Discutir isso, desde logo, é fundamental”, explicou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner.

Sobre Rafael Pacheco

Lotado na Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Vitória/ES, Rafael Pacheco é formado em Direito, com pós-graduação em Direito Penal internacional e Inteligência em Segurança Pública e tem mestrado em Políticas Públicas e Processo. Trabalha como policial há 21 anos, dez deles como agente da Polícia Federal. Já participou de operações policiais nacionais e internacionais para o desmantelamento de organizações criminosas dedicadas ao tráfico internacional de drogas, de seres humanos, crimes financeiros, etc. Atualmente, além de agente da Polícia Federal, Rafael Pacheco é professor universitário,professor da Academia Nacional de Polícia e da Senasp, além de autor do livro: Crime Organizado - Medidas de Controle e Infiltração Policial.