1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Controle Interno
Aconteceu nesta quarta-feira (02), a primeira reunião Ordinária do Conselho Estadual de Controle Interno (CECI). A Reunião que teve inicio ás 14h, ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), com a abertura feita pela Secretaria da Secont e Presidente do Conselho, Angela Silvares. Após a abertura, o secretário executivo do conselho, auditor do estado e assessor de planejamento da Secont, Ricardo Monteiro iniciou a programação da reunião.
Estiveram presentes na reunião, o coordenador do Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Contas do ES, Luiz Felipe Vellozo Nogueira – a gerente de Controle Interno do Ministério Público do ES, Terezinha Espíndola Travassos – o subdiretor geral da Assembleia Legislativa do ES, Octavio Luiz Espindula – a coordenadora de acompanhamento e gestão do Tribunal de Justiça do ES, Simone Calimam Rangel – a secretária de controle interno do Tribunal de Justiça do ES, Daniela Lordello Colnago – a supervisora do setor de controle interno da Assembleia Legislativa do ES, Graziela Ortega Marinho – a chefe do grupo de planejamento da Defensoria Pública do ES, Mayza Zenaide dos Santos – o subsecretario da Ouvioria Geral do Estado, Helmut Mutiz D’Avila– e o coordenador de auditoria da Secont, Altamiro Enésio Scopel.
Durante a reunião o secretario do conselho explicou o Monitoramento de Atividades do Conselho, foram apresentadas o andamento dos Grupos de Trabalhos do CECI pelos respectivos coordenadores, e também a apresentação da estrutura organizacional da Secont, a missão, visão e toda a atuação da Secretaria. Finalizando a sessão com as questões de ordem e os registros de encaminhamentos.
“O Controle Interno tem uma grande luta para que o gestor consiga implementar a lei de acesso a informação, principalmente devido ao controle e acompanhamento da auditoria e toda a fiscalização’’, afirmou Angela Silvares. Na sessão, a Presidente do Conselho também parabenizou a CECI pelo Grupo de Trabalho e ressaltou que o Controle Interno é para ser um trabalho de equipe com os órgãos. Recordou também que semana que vem no dia (11), haverá, em Florianópolis – Santa Catarina, o 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social.