Secont e TCU apresentam programa de fortalecimento da gestão pública em Muniz Freire
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), realizou, nesta quarta-feira (24), uma visita institucional ao município de Muniz Freire para apresentar o Programa Juntos pelo Cidadão. A iniciativa busca fortalecer a gestão pública municipal, incentivar a participação cidadã e ampliar a cultura de transparência e controle social nos municípios brasileiros.
O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e reuniu o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, além de secretários municipais, gestores públicos e servidores da administração municipal.
A programação contou ainda com a participação do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; e de representantes do TCU, que destacaram a importância do diálogo entre os órgãos de controle e os municípios para o fortalecimento das políticas públicas e para a promoção de uma gestão cada vez mais eficiente, íntegra e voltada às necessidades dos cidadãos.
"Hoje, o controle interno capixaba colocou o pé na estrada para realizar um momento muito importante em parceria com o TCU. Estamos levando aos municípios uma série de capacitações voltadas aos gestores e servidores públicos, mas também aproveitando essa oportunidade para ouvir quem está na ponta, que enfrenta desafios reais no dia a dia das contratações e licitações. O nosso principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da gestão pública, oferecendo conhecimento e ferramentas para que esses profissionais possam desempenhar suas funções com mais segurança, eficiência e qualidade, que significa entregar melhores serviços para os cidadãos capixabas", destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ao longo da abertura do bate-papo.
Durante a apresentação, também foram detalhados os objetivos e as etapas do programa, que promove uma atuação colaborativa entre órgãos de controle, gestores públicos e sociedade civil, com foco na melhoria dos serviços públicos oferecidos à população. A iniciativa também busca estimular práticas de governança, transparência, participação social e aprimoramento da gestão municipal.
O que é o Juntos pelo Cidadão?
O Programa Juntos pelo Cidadão integra uma estratégia nacional coordenada pelo TCU e desenvolvida em parceria com instituições de controle e fiscalização, como a Secont, que busca aproximar o cidadão da administração pública e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354 / 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br