Ouvidoria-Geral do Estado fecha o ano com mais de 27,3 mil manifestações registradas
A Ouvidoria-Geral do Espírito Santo, vinculada à Secretaria de Controle e Transparência (Secont), fechou o ano de 2024 com mais de 27,3 mil manifestações registradas pelos cidadãos capixabas. O número é resultado das inúmeras ações de fortalecimento à participação social na gestão pública estadual, contribuindo para o andamento e desempenho do planejamento estratégico do Governo do Estado.
As cinco instituições públicas mais demandadas foram a Secretaria da Saúde (Sesa), a Secretaria da Educação (Sedu), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DetranIES), a Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado (Ceturb-ES) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
Ao todo, 8.923 das manifestações registradas foram denúncias, 14.338 reclamações, 489 elogios, 542 sugestões e 3.095 pedidos de informação. Dentre elas, mais de 98% das demandas foram atendidas no prazo e com um tempo médio de resposta de apenas 14 dias, ao longo dos últimos doze meses.
As melhorias implementadas na plataforma em 2024, como o novo sistema de call center, a otimização do atendimento on-line e o desenvolvimento de um painel inteligente de acompanhamento de demandas contribuíram para uma ótima nota de satisfação de 3,94, em uma escala que vai de 0 a 5.
"Esse crescimento é um reflexo nítido da confiança da população na atuação da Secont e da Ouvidoria. Estamos cada vez mais próximos da sociedade, garantindo que as demandas sejam sempre atendidas de maneira ágil e eficiente. A participação cidadã é fundamental para que consigamos aprimorar os serviços públicos e melhorar a gestão", afirmou a ouvidora-geral do Estado, Giselli Ballestrassi.
Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, o desempenho da plataforma também reflete o comprometimento do Governo do Estado com a transparência e o atendimento às necessidades da população. "A melhoria contínua da ferramenta e o aprimoramento dos nossos serviços são fundamentais para fortalecer a boa governança. Essa comunicação entre os cidadãos e a gestão pública é um diferencial, fazendo com que avancemos cada vez mais nos pilares de transparência, ética e integridade", destacou.
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