08/06/2016 15h30 - Atualizado em 08/06/2016 16h40

ES é novamente nota 10 no Ranking Nacional da Transparência

O Espírito Santo manteve a nota 10 na avaliação do Ministério Publico Federal (MPF) no Ranking Nacional da Transparência. Divulgada nesta quarta (08), essa é a segunda avaliação do MPF e, pela segunda vez, o Espírito Santo fica com nota máxima.

A segunda avaliação foi realizada entre os dias 09 de abril e 20 de maio, por meio de um questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal em todo o Brasil e que foi elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro em 2015 (ENCCLA).

Além da manutenção da nota do Estado, outra boa notícia é que os municípios capixabas também subiram na avaliação. A média das cidades capixabas subiu de 4.94 para 6.24.

Segundo o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, o Estado tem buscado aprimorar a transparência, mesmo com a nota 10. “É um reconhecimento do nosso trabalho, mas queremos melhorar ainda mais. Já estamos finalizando um novo portal e que, sem dúvida, será novamente modelo para outros estados e municípios”, afirma. 

Ainda segundo o secretário, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) também tem realizado ações para levar as experiências e boas práticas da Secont para os municípios do interior do Estado. “Ações como o projeto “Secont na Estrada” também contribuem para a melhoria da nota dos municípios, já que leva conhecimentos sobre transparência pública para os gestores municipais. A melhoria na avaliação do MPF já pode ser considerada fruto deste trabalho”, avalia Eugênio. 

O MPF avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3.92, em 2015, para 5.15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Fonte: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/ranking/resultados

Informações à Imprensa:

Susana Kohler
Assessora de Comunicação | SECONT
susana.kohler@secont.es.gov.br  .  www.secont.es.gov.br          
Twitter @secontes . Instagram secont.es . Facebook ESTransparencia
(27) 3636-5354 - 98895-1695

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard